Facebook SDK


Pesquisadores do Instituto Indiano de Ciência e Tecnologias SigTuple , uma empresa com sede em Bengaluru, Índia, desenvolveram um método para medir os níveis de hemoglobina de forma econômica em amostras de sangue de pequeno volume. A técnica combina um chip microfluídico e um microscópio alimentado por IA. Os pesquisadores esperam que a tecnologia ajude a agilizar as medições de hemoglobina e tornar as coisas mais fáceis para os pacientes, já que apenas um pequeno volume de sangue é necessário, e os médicos, já que o equipamento necessário é relativamente barato.

Os níveis de hemoglobina no sangue são um importante marcador de saúde e podem ser usados ​​para ajudar a diagnosticar uma variedade de condições, incluindo fibrose pulmonar e anemia. Atualmente, o equipamento usado para analisar amostras de sangue para seu conteúdo de hemoglobina normalmente também mede uma variedade de outros parâmetros, com compartimentos dedicados e equipamento de detecção óptica para cada análise.

Isso significa que o equipamento é volumoso e caro e requer amostras de sangue relativamente grandes para funcionar. No entanto, um sistema dedicado de análise de hemoglobina com base em imagens pode ajudar a resolver esses problemas. “Neste estudo, demonstramos que a aplicabilidade de um sistema originalmente projetado para fins de imagem pode ser estendida para a realização de testes bioquímicos sem quaisquer modificações adicionais na unidade de hardware, retreinando assim o custo e a pegada laboratorial do dispositivo original, ”Disse Srinivasan Kandaswamy, um pesquisador envolvido no estudo.

O sistema consiste em um chip microfluídico no qual uma amostra de sangue de pequeno volume é carregada. O chip executa um ensaio de lauril sulfato de sódio para detectar hemoglobina na amostra. O chip pode então ser visualizado usando um microscópio com análise automática de imagens AI para estimar a quantidade de hemoglobina na amostra. O microscópio usa um LED verde para iluminar a amostra enquanto o complexo lauril sulfato de sódio / hemoglobina absorve luz neste comprimento de onda.

Os chips são baratos, custando 0,136 USD cada, incluindo os reagentes necessários. A tecnologia também tem potencial para medir outras substâncias no sangue, incluindo colesterol, proteína e hemoglobina glicada.

“Este artigo estabelece a base e também servirá como um guia para futuras tentativas de traduzir os ensaios bioquímicos convencionais em um chip, do ponto de vista do design do chip e do desenvolvimento de reagentes”, disse Kandaswamy.

Estudo em AIP Advances : Desenvolvimento de ensaio SLS microfluídico baseado em microscopia para estimativa de hemoglobina on-chip

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem